sexta-feira, 14 de agosto de 2009

O RETORNO

Ao analisar a palavra encontramos em Lucas 15 a parti vers. 11, uma parábola que mostra algo em comum nos dias de hoje, situações a qual nos deparamos todos os dias, pessoas que se sentem acima dos conselhos de Deus, mais que atedem ao seus próprio desejos, egoistas
A Palavra do Senhor, nos retrata a história de um jovem, o qual chegando em sua maior idade, achou melhor escolher um caminho o qual não estivesse sob o controle nem os cuidados de seu pai, achando assim que seria algo bem mais proveitoso e que o faria bem sucedido em sua vida, pois não haveria nenhuma submissão à ninguém, ele seria dono da sua própria vida. Pois diz o seguinte a Palavra do Senhor:

“ E disse: Um certo homem tinha dois filhos;
E o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda.
“E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua, e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente.”Lucas 15:11-13.
Vamos refletir um pouco sobre esta história, pois a palavra do Senhor retrata a reação de um jovem que ao chegar em sua maior idade, se sentiu com o poder de decidir o que seria melhor para a sua vida, porém, sem que desse ouvidos aos conselhos do seu pai, pediu-lhe a parte da herança, que lhe pertencia, e após alguns dias, saiu da casa de seu pai, indo a lugares distantes e terras estranhas, fazendo conforme o desejo do seu coração.
Ao refletirmos sobre este assunto, passamos a ver que nos dias de hoje não são poucas as pessoas que se sentem com este mesmo direito e desprezam até mesmo o conselho, que Deus ( Nosso Pai ) tem lhe dado,
Fazendo conforme o que agrada ao seu coração. Pois está escrito: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?” Jeremias 17:9.
O coração do homem trás em sua própria natureza um desejo do pecado, levando a pessoa a viver uma vida de prostituição, mentiras, engano, roubo e até morte, tudo para que o seu Ser (Ego), esteja bem.
Para muitos, estas atitudes não tem nada de errado, porém o resultado destas decisões, lhes causará um dano enorme em sua vida.

“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.” Romanos 6:23.
Veja que o rapaz realmente por um tempo, ele desfrutou de uma vida, que em primeira vista, era o que ele desejava, não tinha nenhuma responsabilidade, não havia ninguém no seu pé, dizendo se ele estava certo ou errado, ele estava com sua independência decretada, vivendo de forma imperialista e absoluta. Ele era o auge, de tudo e todos. Porém aquela escolha como qualquer outra, traz um resultado, e o resultado dele não demorou a chegar, não sabemos quanto tempo após, mas chegou, em sua vida.
“E, havendo ele gastado tudo, houve naquela terra uma grande fome, e começou a padecer necessidades.
E foi, e chegou-se a um dos cidadãos daquela terra, o qual o mandou para os seus campos, a apascentar porcos.” (Lucas 15:15-16)

Quantas pessoas nos dias de hoje estão sofrendo, amarguradas, desesperadas e até mesmo desejando o seu próprio fim, tudo por terem desprezado os conselhos de seu pai (Deus), pessoas que um dia conheceram a Deus, e hoje em dia estão distantes do Senhor, tudo para que um dia os seus desejos fossem realizados.
Mas assim como aquele rapaz, que parando e refletindo sobre a situação que ele se encontrava, e lembrado-se dos cuidados e conselhos de seu pai, tomou uma decisão de voltar até a casa de seu pai, e reconhecer diante dele, o seu erro, pedir-lhe perdão;

“E, tornando em si, disse: Quantos jornaleiros de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome!
Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti;
Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus jornaleiros.” Lucas 15:17-19.

Ao tomamos uma atitude de voltarmos a casa do pai, não decidimos simplesmente está de volta ao lugar onde vivemos momentos de alegria e de prazer, mas tomamos uma atitude de reconhecer que erramos em não termos dado ouvido a sua voz, e termos continuado sob seus conselhos e sua direção.
Deus está esperando que nós, que nos afastamos d´Ele, reconheçamos que nós erramos, em não aceitar os seus conselhos e suas diretrizes,
saiba que Ele esta aguardando o seu retorno de braços aberto, e quando você resolver reconhecer que você precisa e depende d´Ele em sua vida, ele não somente te aceitará, mais como também realizará uma grande festa, o qual será dada para você.

“Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa; e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés;
E trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos, e alegremo-nos;
Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se”. Lucas 15:22-24.

Tome sua decisão de buscar a Deus com toda força do seu coração, tendo integridade e fidelidade.
E que Deus te abençoe grandemente.
Pr. Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário